Angola é o motor das exportaçõ

Visita de Estado: José Eduardo dos Santos chega amanhã a Portugal

Angola é o motor das exportações

Angola afirma-se cada vez mais como o motor das exportações portuguesas: só em 2008 as vendas de produtos nacionais para aquele país de expressão portuguesa ascenderam a 2,2 mil milhões de euros, um aumento de cerca de 35 por cento face ao ano anterior, e é já o quarto principal destino das exportações portuguesas, depois da Espanha, Alemanha e França. Por isso, José Eduardo dos Santos inicia amanhã uma visita de dois dias a Portugal, a convite de Cavaco Silva, num clima de forte incremento das relações económicas e políticas entre os dois países.

Estados Unidos e Reino Unido, por tradição dois dos principais destinos das exportações portuguesas, já foram ultrapassados por Angola enquanto destino dos produtos portugueses. E esta visita do presidente de Angola a Portugal deverá impulsionar ainda mais as trocas comerciais entre os dois países.

Para já, estima-se que cerca de duas mil empresas exportem artigos para o mercado angolano, um sinal evidente do crescimento e das potencialidades de Angola. Para este sucesso, contribuiu, desde logo, a forte preferência que os angolanos revelam por artigos ‘made in Portugal’. E a prova disso é, neste momento, a instalação em Angola, segundo os dados da Agência Nacional de Investimento angolana, de cerca de 500 empresas portuguesas.

José Eduardo dos Santos, que irá ficar instalado no Hotel Ritz, será recebido pelo primeiro-ministro na manhã de quarta-feira. Ao que o CM apurou, José Sócrates e Eduardo dos Santos deverão fazer um balanço sobre o actual estado das relações bilaterais ao nível económico e político. Em Julho do ano passado, o primeiro-ministro encontrou-se em Luanda com o presidente angolano, depois de ter visitado a Feira Internacional de Luanda como forma de incentivar os empresários portugueses a investir em Angola, onde existem enormes oportunidades de negócio. Durante esta visita, foram reforçadas as linhas de crédito de apoio ao investimento e foram criadas condições para a aprovação de uma nova linha de crédito de 500 milhões de euros. É este novo apoio financeiro que deverá ser aprovado durante a visita do presidente angolano. E não está excluída ainda a hipótese de realizar um seminário económico durante a visita do presidente angolano.

A Escola Portuguesa, que tem uma lista de espera de quase 400 alunos, e o envio de professores portugueses para Angola deverão ser também abordados por José Sócrates e por José Eduardo dos Santos.

SONANGOL LIDERA INVESTIMENTO

O presidente executivo da Sonangol é o principal estratega do investimento angolano em Portugal. Manuel Domingos Vicente ocupa o lugar de vogal no Conselho de Administração da Galp Energia e tem assento no Conselho Superior do Millennium BCP, lugar que acumula com o de vogal no Conselho Geral e de Supervisão. Manuel Vicente foi protagonista de um episódio que criou embaraço ao Governo português ao afirmar que a Galp ‘tem de obedecer às nossas instruções’.

A Sonangol é a maior empresa angolana e tem vindo a investir milhões em Portugal. A companhia estatal admite aumentar a sua participação no capital do Millennium BCP, de Carlos Santos Ferreira, no qual já controla uma porção ligeiramente inferior a 10%. Essa posição já lhe custou 800 milhões de euros com a queda do BCP. A Sonangol detém ainda 45% da Amorim Energia, empresa que, por sua vez, controla um terço da Galp. Manuel Vicente já afirmou publicamente o seu interesse em deter uma participação importante no capital da eléctrica portuguesa – EDP. Estas ambições justificam-se, pois a Sonangol teve no ano passado lucros de 2,2 mil milhões de euros.

No ano passado, o Governo português manifestou "satisfação" pelo interesse que Angola tem demonstrado no mercado nacional. Apesar do interesse angolano na Banca nacional, o objectivo da visita de Dos Santos é conseguir capitalizar o investimento das empresas portuguesas em Angola .

DOS DIAMANTES À BANCA NACIONAL

 Isabel dos Santos começou por gerir o Miami Beach, um clube de praia na ilha de Luanda, mas rapidamente passou para os sectores dos diamantes e das telecomunicações. Na Banca, antes do BPI, já possuía uma participação de 20% no Espírito Santo Angola e de 25% no BIC Português, onde tem como sócio Américo Amorim, tido como um aliado estratégico de Angola em Portugal. No banco de Fernando Ulrich comprou uma posição de quase 10% ao BCP. Controla 25% da Unitel, a maior operadora móvel angolana, na qual a PT possui uma participação igual.

UMA GESTORA QUE APOSTA NA BANCA

Isabel dos Santos começou por gerir o Miami Beach, um clube de praia na ilha de Luanda, mas rapidamente passou para os sectores dos diamantes e das telecomunicações. Na Banca, antes do BPI, já possuía uma participação de 20% no Espírito Santo Angola e de 25% no BIC Português, onde tem como sócio Américo Amorim, tido como um aliado estratégico de Angola em Portugal. No banco de Fernando Ulrich comprou uma posição de quase 10% ao BCP. Controla 25% da Unitel, a maior operadora móvel angolana, na qual a PT possui uma participação igual.

SAIBA MAIS

ÁFRICA MERIDIONAL

Angola situa-se na África Meridional, nas costas do Oceano Atlântico Sul, entre a Namíbia e a República Democrática do Congo.

14

O território angolano é 14 vezes maior do que Portugal. É 1,5 vezes maior do que Moçambique e 35 vezes maior do que a Guiné-Bissau.

200

Actualmente, vivem em Angola cerca de 200 mil portugueses e são muitas as empresas nacionais que vêem no país uma fonte de emprego.

DIAMANTES

Angola é um dos maiores produtores de petróleo e diamantes de África. Em termos financeiros, o ferro também ocupa uma posição importante

2 votes. Moyenne 2.50 sur 5.

Commentaires (1)

1. personal statement editing services (site web) 21/07/2016

Fine! This is good news for citizens of Angola. Increasing of export is always positive trend.

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site