Chivukuvuku afirma que nada o impede de participar nas Presidenciais

Chivukuvuku afirma que nada o impede de participar nas Presidenciais como cidadão e reclama definição da data

Abel Chivukuvuku, fustiga a indefinição da data para as eleições presidenciais, deixa no ar a sua eventual candidatura e atribui os 80% do MPLA nas legislativas em parte à ausência «dos grandes actores».

Este membro da Comissão Política Permanente da UNITA, derrotado pelo actual líder dos maninhos nas disputas internas, assinalou ontem a sua fulgurante "rentrée" política em Benguela.

Teceu as citadas considerações, falando aos microfones da rádio Ecclesia, à margem do debate por si animado ontem em Benguela sobre a normalidade constitucional, debate promovido pela popular ONG Omunga.

Como cidadão, nada me impede

Salientou, na entrevista, a sua compreensão em relação aos sectores da sociedade que o consideram amiúde como o melhor adversário ao actual presidente do MPLA e da república.

«É legítimo que os cidadãos tenham este ponto de vista e eu tenho noção e compreensão destas expectativas. Por força dos estatutos do nosso partido, o candidato do partido às eleições presidenciais é o presidente do partido e eu não sou o presidente do partido. Portanto nesta dimensão, é o presidente do partido. Agora como cidadão, sou livre se assim o entender», disse.

Face à insistência do correspondente da Ecclesia, completou:

«Como eu disse, como cidadão, nada me impede, no entanto nada decidi sobre isso. Como dirigente da UNITA, devo respeitar os trâmites do nosso partido e o candidato é o presidente do partido».

Os grandes actores devem estar presentes

Negou ser esta sua posição, um recuo qualquer ou medo de enfrentar a eventual candidato do MPLA, na sequência dos 80 % recolhidos nas eleições legislativas de Setembro passado.

A este respeito, reforçou com as seguintes considerações:

«Eu penso que os grandes actores devem estar presentes no momento da adversidade. Não é quando tudo está bom é que se aparecem.»

Portanto, prosseguiu, «é preciso aceitar o desafio. Para aqueles que querem avançar, é preciso a aceitar o desafio e, depois, demonstrarem aquilo que valem.»

«Não é por isso que vão fugir só por causa dos 80 %. Estes 80 %, talvez, foram o reflexo de que os grandes actores não terem estado em jogo», comentou, ainda.

Factor de previsibilidade nos nossos processos políticos

Defendeu a instauração da cultura de previsibilidade nos processos políticos angolanos, condenado a presente indefinição da data das eleições presidenciais.

«Primeiro é preciso considerar que é uma indefinição artificial. Foi criada. Porque já tinha sido definido em 2007 teríamos eleições separadas, legislativas em 2008 e presidenciais em 2009.

Portanto, foi criado por motivos não aceitáveis», opinou.

Em remate, salientou a esperança de «que, rapidamente, possamos introduzir um factor de previsibilidade nos nossos processos políticos e todos os actores saberem quando é que vamos ter eleições - espero este ano - para que possam se comportar e agir em conformidade». Apostolado

11 votes. Moyenne 2.82 sur 5.

Commentaires (3)

1. research papers (site web) 08/02/2012

Personally for me there are a lot of quite appropriate things for today's society!

2. filho do P.R (site web) 26/02/2011

Abel Chivukuvuku a estou contigo se um dia vieres a ser o numero 1da unita então serei menbro do galo voa
viva Abel Chivukuvuku

3. Makmakende 17/02/2011

SIM ISTO SERIA UMA BOA IDEA,O SR ABEL CHVKCHVK SE APRESENTAR COMO A VOZ DOS ANGOLANOS DESTE MOMENTO.
NA VERDADE,O POVO ANGOLANO JA ESPERAM DE VOCE.
NOS COMO ANGOLANOS ACREDITAMOS DA SUA ENERGIA,CORAGEM,AMBICAO E SOBRETUDO O SEU GIGANTE PROJETO PELO OS ANGOLANOS E PELO ANGOLA.
ESTAMOS A SEGUIRE DE PERTO,E PASSO A PASSO DOS ANDAMENTO ATE CONCRETIZAR O VOSSO DESEJO DE SER PRESIDENTE DOS ANGOLANOS. (DIATA TADI DI GUSUMUKA YI VOVA DIAMBU DIATONDA MFUMU YE NGANGA...) E VERDADE QUE HOJEM OU A MANHA EM ANGOLA,NEM DO MPLA NEM DA UNITA ,EM ANGOLA NAO TEMOS UM CANDIDATO NESTE MOMENTO CREDIVEL QUE ABEL.ACHAMOS VAI REVOLUCIONAR A NOSSA JUVENTUDO ANGOLANA. MAS TEMS BARICADES INTERIOR E EXTERIOR.MAS NAO TREME O POVO ANGOLANO VAI RESOLVER ISSO.OS ANGOLANOS NUNCA VAM MAIS INGULIR SAPPO!!!

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site