DIPLOMATA CONFIRMA PARA FEVEREIRO VISITA DO PRESIDENTE FRANCÊS

 DIPLOMATA CONFIRMA PARA FEVEREIRO VISITA DO PRESIDENTE FRANCÊS
Luanda - O embaixador de França em Angola, Francis Blondet, confirmou hoje, segunda-feira, a vinda a Angola, em finais de Fevereiro do próximo ano, do presidente francês, Nicolas Sarkozy, no âmbito dos esforços tendentes a ultrapassar os desentendimentos diplomáticos de mais de 10 anos.

"Queremos começar muita coisa de novo, depois de 10 anos de um clima frio, partindo do estabelecimento de um clima mais caloroso e considerar Angola como um parceiro e uma potência de nível regional", afirmou o diplomata em declarações à imprensa, a saída de uma audiência que lhe foi concedida, em Luanda, pelo primeiro-ministro angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Segundo referiu, a França pretende ter Angola como um parceiro "não apenas ligado ao comércio, mas como um país do futuro, que tem um importante papel a jogar no planeta".

"A visita do presidente Sarkozy será uma oportunidade de oferecer termos de cooperação e contribuição à reconstrução do país", realçou.

Na audiência, segundo Francis Blondet, foram abordados assuntos relacionados com o papel que Angola desenvolve ao nível da região africana, e a substância dos encontros que o presidente Sarkozy manterá em Fevereiro, em Luanda, com o presidente José Eduardo dos Santos.

O diplomata faz uma avaliação positiva do desempenho de Angola na região, indicando que contribui para a estabilidade de países vizinhos e não só. "Contribui para a estabilidade de países vizinhos, mas também de outros como a situação de Darfur e na África do Oeste", afirmou, referindo que há capacidade e vontade deste país intervir para a estabilidade do continente no geral.

Sobre a parceria bilateral, informou que as áreas que podem ser activadas a cooperação aplicam-se não só ao sector petrolífero, mas também de tecnologia, ao nível de pesquisa, água e saneamento, energia, agricultura, estando em estudo outros sectores mais úteis para Angola e nos quais a França tem alguma experiência.

Francis Blondet foi acreditado como novo embaixador de França em Angola no passado dia 14 de Novembro. No termo de empossamento, advogou a necessidade de revitalização das relações entre os dois países e ultrapassar as dificuldades que ofuscaram a cooperação nos últimos anos.

Fonte: Angop


Voltar

Aucune note. Soyez le premier à attribuer une note !

Ajouter un commentaire

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×