O MPLA não tem culpa de nada

O MPLA não tem culpa de nada - Só está no poder há... 33 anos

José Eduardo dos Santos, presidente por enquanto vitalício de Angola, parece estar em boa forma física, tanto que anunciou que é jogador e titular da equipa do MPLA (para além de árbitro, autor das regras do jogo, dono do campo e patrocinador). Ainda bem.

Ainda bem porque, ao que parece, Eduardo dos Santos que lidera o partido que está no poder há 33 anos, terá resolvido um problema que tinha num pé e que o levou, em Março de 2006, a ser submetido a uma cirurgia em Luanda.

Não. Não foi em Luanda, foi no Brasil. Mas o que é que isso importa? Não me digam que vão falar nas fortes medidas de segurança que teve nas terras do seu amigo Lula da Silva, ou da pequena comitiva (27 pessoas) que o acompanhou?

Desculpem lá. Eduardo dos Santos e o MPLA, partido que só está no poder há 33 anos, não têm culpa de em Angola se morrer à fome e de 68% da população ter apenas uma vaga ideia do que é viver.

Eu sei que em todo o mundo mais de 800 milhões de pessoas enfrentam a fome diariamente e que, a cada minuto, 15 crianças e 15 adultos morrem de fome. Também sei que muitos deles são angolanos. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 33 anos.

Em todo o Mundo, 1,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável; 2,5 mil milhões não têm saneamento básico; 30 mil morrem diariamente devido ao consumo de água imprópria. Esta é, igualmente, uma realidade angolana. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 33 anos.

A Sida já infectou mais de 60 milhões de pessoas e tirou a vida a um terço destas; e a malária mata 2,5 milhões de pessoas anualmente. Esta continua a ser uma outra vertente angolana. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 33 anos.

Por esse Mundo, 1,6 mil milhões de pessoas não têm acesso a electricidade e a maioria recorre à queima de combustíveis que provocam a poluição do ar e problemas respiratórios. Queiramos ou não, também aqui Angola dá o seu contributo. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 33 anos.

Segundo o Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU, cerca de 12 milhões de pessoas poderão morrer de fome em Angola, Botswana, Lesoto, Malaui, Moçambique, Suazilândia, Zâmbia. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 33 anos.

Em termos de mortalidade infantil, Angola é o oitavo país com maior índice (118/1.000). Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 33 anos.

Quanto à percentagem de número de partos assistidos por técnicos qualificados, em que a média dos países pobres ronda 34 por cento, Angola tem uma taxa de 23 por cento, atrás da Guiné-Bissau (35%), Moçambique (44%) e Cabo Verde (53%). Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 33 anos.

Quanto à taxa de prevalência do vírus HIV/Sida, Angola tem uma taxa de 2,23 nos homens e de 5,74 nas mulheres. Mas que culpa tem o MPLA? É preciso ter calma. Eles só estão no poder há 33 anos.

Aucune note. Soyez le premier à attribuer une note !

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×