RAÚL CASTRO PEDE AJUDA A LULA

 RAÚL CASTRO PEDE AJUDA A LULA
 Em encontro com presidente Lula, Raúl Castro, irmão de Fidel, pediu ajuda para melhorar relações internacionais de Cuba  

BBC Brasil
Raúl Castro deverá substituir Fidel
Em encontro em Havana, no mês passado, Raúl Castro disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que desejava acelerar o processo de transição política e econômica em Cuba e que o Brasil seria um parceiro mais conveniente do que a Venezuela para essa tarefa.

No poder desde julho de 2006, quando Fidel se afastou "temporariamente", Raúl pediu a ajuda de Lula para aumentar investimentos privados no país e melhorar as relações internacionais de Cuba, sobretudo com os Estados Unidos. Raúl deseja empenho de Lula para tentar convencer os Estados Unidos a pôr fim ao bloqueio econômico que teve início em 1962.

Nas palavras de um ministro, o Brasil é um dos poucos países do mundo capazes de dialogar com o regime cubano, Chávez e o governo norte-americano. Raúl vê em Lula uma forma de se descolar um pouco do venezuelano Hugo Chávez.

Com a saída de cena de Fidel, que renunciou ao poder nesta terça-feira (19), Raúl deverá fazer acenos para a comunidade internacional, disseram auxiliares de Lula que acompanharam o brasileiro em Havana.

Lula disse a Raúl que avanços econômicos deveriam ser acompanhados de maior abertura política. Para o petista, Raúl deveria fazer um gesto na área de direitos humanos (prisioneiros políticos) para demonstrar que deseja uma transição de verdade e não somente replicar o modelo chinês (abertura na economia e mão-de-ferro na política).

Voltar

Aucune note. Soyez le premier à attribuer une note !

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site