Deficit económico influencia delinquência juvenil -Por Manuela dos Prazeres

 

 Deficit económico influencia delinquência juvenil -Por Manuela dos Prazeres

Fonte:UNITA-Angola/ angoterra 03-04-2008

Mais do que as condições socioeconómicas, a falta de interacção entre pais e filhos, a existência de parentes com problemas psicopatológicos e os problemas escolares são factores determinantes para a inserção dos jovens no mundo do crime.
Normalmente são infractores os jovens cujos pais vivem permanentemente distanciados de seus filhos, tendo em conta actividades da vida quotidiana. Geralmente esses jovens não têm sonhos nem expectativa da vida futura.
Segundo a Psicóloga Maria Delfina, os dados apontam que 35% dos infractores possuem algum tipo de problema familiar, por exemplo, num grupo de não -infractores apenas 8,7% apresentam o mesmo distúrbio. "Há, principalmente, uma grande quantidade de famílias monoparentais entre os adolescentes que cometeram crimes.
Entre os grupos dos não -infractores, o número de adolescentes provenientes de famílias biparentais é de 73% contra 29% dos infractores que vivem na mesma situação.
Um grande número de jovens com problemas mentais é caracterizado pelo uso de alcoolismo ou vício de drogas. São números altos que demonstram a necessidade de intervir na realidade das família desfavorecidas de maneira sistemática criando políticas para se por cobro a este problema de delinquência que assola a sociedade.

O Consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o sistema de justiça juvenil João Baptista Saraiva, numa das suas intervenções em Luanda, exortou ao Governo a aplicar a lei 09/96 que prevê penas cumpridas num sistema diferenciado de adolescente que vão da admoestação, reparação de dano, liberdade assistida, prestação de serviços à comunidade ou privação de liberdade.
Para o consultor, que falava a margem do III Fórum Nacional sobre a Criança, a sensação de impunidade do adolescente em conflito com a lei decorre da não aplicação da lei.

Este diploma jurídico prevê penas cumpridas num sistema diferenciado de adolescente que vão da admoestação, reparação de dano, liberdade assistida, prestação de serviços à comunidade ou privação de liberdade, noções para adolescentes de crimes.

Aucune note. Soyez le premier à attribuer une note !

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×