Novo Porto de Luanda arranca ainda este ano

 Novo Porto de Luanda arranca ainda este ano
 Fonte: Jornal de Angola / angoterra 03-04-2008
ImageO novo Porto de Luanda vai ser construído na baía do Dande, sendo a primeira pedra lançada ainda no decorrer deste ano. O anúncio foi feito quarta-feira pelo ministro dos Transportes, Luís Brandão, por ocasião da abertura da terceira reunião do Conselho Consultivo do Porto de Luanda.

O novo empreendimento terá características diferentes e capacidade superiores à do actual, com 16 a 32 pontos de atracação e maior profundidade. O actual porto dispõe apenas de 15 pontos. “Neste momento, os estudos do projecto estão concluídos e o Governo já autorizou a sua construção”, segundo o ministro.

Durante o discurso de abertura, o ministro manifestou alguma preocupação sobre a avaliação e funcionalidade do Porto de Luanda.

O ministro focou exemplos de algumas questões administrativas portuárias, como saber o tempo útil da mercadoria, reduzir a demora dos agentes económicos e a permanência dos navios e contentores no Porto.
“O Porto de Luanda deve servir como suporte e apoio económico e não de congestionamento de contentores e navios” referiu.

Para Luís Brandão, o importador deve contribuir para a solução desta problemática, fazendo uma conciliação entre a capacidade de importar e a de manusear a carga. Deve ainda programar e saber se vai armazenar o mínimo ou se tem capacidade para receber toda a matéria-prima.
Nos últimos quatro anos, os níveis de produção do Porto de Luanda elevaram-se significativamente. De 2006 a 2007, os níveis atingiram os 18 por cento de crescimento.

Em 2007, a cifra foi de 5,593 milhões de toneladas como resultado do tráfego de 4077 navios, 698 dos quais de longo curso. Em comparação com o ano de 2006, o Porto de Luanda recebeu 3457 navios, sendo 773 de longo curso, 103 de cabotagem e 2581 navios de apoio às actividades petrolíferas.

O manuseamento de cargas foi de 5,469 milhões, o que representou um aumento de 35 por cento em relação ao ano anterior.

1 vote. Moyenne 2.00 sur 5.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site