Angola é o segundo país mais corrupto do mundo

Angola é o segundo país mais corrupto do mundo

 

Tal como Isaías Samakuva, também a Transparência Internacional não tem dúvidas. Angola é o segundo país mais corrupto do mundo. Em primeiro está o Bangladesh e em terceiro o Azerbeijão. Será que a Polícia Nacional, perdão, o presidente do Tribunal de Contas vai dizer o contrário? Se Eduardo dos Santos mandar, que remédio tem Julião António…

“A corrupção, a fraude e a apropriação indevida dos bens públicos são factores que dificultam o controlo eficaz da gestão financeira e patrimonial”. Sabem que fez esta afirmação? Não. Não foi o presidente da UNITA. Foi o primeiro-ministro de Angola, Fernando da Piedade “Nandó”.

Será que a Polícia Nacional, perdão, o presidente do Tribunal de Contas vai dizer o contrário? Se Eduardo dos Santos mandar, que remédio tem Julião António…

E, já agora, alguém se recorda do tempo em que uma importante figura política angolana afirmou que, depois da guerra, era a corrupção o principal problema de Angola?

Será que a Polícia Nacional, perdão, o presidente do Tribunal de Contas vai dizer o contrário? Se Eduardo dos Santos mandar, que remédio tem Julião António…

Pois. Eduardo dos Santos não vai mandar Julião António desmentir. E não vai porque foi o presidente do MPLA e de Angola quem disse que depois da guerra a corrupção era o principal problema.

É claro que, a partir do momento que Samakuva pôs o dedo na ferida, Eduardo dos Santos deu instruções no sentido de pedir a quem acusa as provas de corrupção.

E é aqui que reside o busílis da questão. O ónus da prova deve ser feito por quem cabritos vende e cabras não tem. Ou seja, por aqueles que apresentam claros e inequívocos sinais de riqueza.

Eu sei que são muitos. Sei que se eles quiserem abrir a boca nem o Rio Kuanza chegará para lavar tanta roupa suja. Mas vale a pena tentar.

Só depois disso a água voltará a ser límpida e pura.

 

Voltar

Sous-pages :

18 votes. Moyenne 2.50 sur 5.

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×