Filha do Presidente de Angola vai processar a Global Notícias

Filha do Presidente de Angola vai processar a Global Notícias



A filha do presidente angolano Isabel dos Santos vai instaurar uma acção cível contra a Global Notícias, proprietária do Diário de Notícias, alegando "uma má prática jornalística" por parte do título, revelou hoje o advogado da impoluta empresária.


"A minha cliente [Isabel José dos Santos] vai instaurar uma acção cível contra a empresa Global Notícias, proprietária do Diário de Notícias (DN)", disse o advogado João Medeiros, referindo que a acção será entregue "no arranque do ano judicial", em Setembro.

O processo remota a 26 de Fevereiro deste ano, altura em que o DN publicou um artigo no seu caderno de Economia intitulado "Furacão - MP confirma ligação de filha do Presidente de Angola", onde era referenciado que o Ministério Público teria recolhido, numa busca ao escritório do advogado António Frutuoso de Melo, documentação relativa à constituição de uma sociedade sedeada numa 'offshore' ligada à filha mais velha do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

Na mesma notícia era mencionado que a referida sociedade tinha sido utilizada por Isabel dos Santos para a compra de um apartamento em Lisboa.

No mês seguinte (1 de Março), o DN publicou outra notícia intitulada "Operação Furacão - MP confirma ligação de filha de PR angolano a offshore".

De acordo com o advogado da empresária, a acção contra a Global Notícias terá como fundamento "o desrespeito por regras ético-jurídicas exigíveis em sede de rigor informativo (...), já que existia um claro desfasamento entre os títulos sensacionalistas escolhidos e o teor do texto das notícias em causa".

"O que está em causa nem é a veracidade ou não dos factos desenvolvidos na notícia, mas sim a má prática jornalística", reforçou o advogado, relembrando que a empresária também apresentou uma queixa junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Apesar de reconhecer "o desrespeito por regras ético-jurídicas" e ter dado "como verificada a ofensa aos direitos fundamentais à imagem e ao bom nome e reputação da queixosa", a ERC afirmou que este caso "pertence, em exclusivo, ao foro judicial".

O órgão regulador criticou a actuação do DN, recomendando ao jornal que passe "a assegurar doravante, no exercício da sua actividade editorial, a estrita observância das exigências aplicáveis em sede de rigor informativo" e "o rigoroso cumprimento das normas relativas à imagem e ao bom nome e reputação".

O advogado de Isabel dos Santos esclareceu ainda que antes da apresentação da queixa na ERC, a administração da Global Notícias foi contactada, por escrito, pelos representantes da impoluta empresária, que expressaram o "desagrado" perante a situação.

João Medeiros concluiu que Isabel dos Santos irá ainda pedir "uma demonstração dos prejuízos incorridos, fruto das notícias publicadas".

 

23 votes. Moyenne 2.43 sur 5.

Commentaires (7)

1. hermanaldo (site web) 26/10/2012

curte

2. Gilson (site web) 20/10/2012

Técnico d frio

3. Activista 27/09/2012

A isabel tinha que ter vergonha e nem se quer nasceu em angola. ela que volta na rusia. e ainda por em cima emprestou dinheiro pra salvar crise em portugal enquanto que o pai dele nao para de favorizar os estrangeiros como a mae dele que lhe interraram em sao-tomes.

4. Paraíso 12/07/2012

Uma senhora tão jovem. com poucas chances de ser empresaria e ainda por cima na Europa,e chega a ser uma das mulheres mais ricas da Europa um grande enxemplo. mas uma questão. com o pai presidente todo mundo seria rico ainda mais quando tal é GATUNO!!! Este dinheiro desa ai e´NOSSO. com certeza!! algun dia chegará o FIM da vossa GLORIA familia Dos Santos!!!

5. papocheio (site web) 20/06/2012

É de verdade mau para esta empresaria.So gostaria de saber como foi que esta senhora conseguiu tanto dinheiro com a idade que tem,sera que veio da russia?E demais nao seria ela a por a causa no tribunal senao a fiscalizacao a controlar de onde veio tanto dinheiro.A mentira tem pernas curtas...

6. TEREBUNTO (site web) 26/02/2012

pq tantas robalheras do nosso dirgente

7. TEREBUNTO (site web) 26/02/2012

PORQUE OS BURQUESES NOVO GASTAM TANTO DH ASSIM

Ajouter un commentaire

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

__BM__