França quer mais confiança na cooperação

França quer mais confiança na cooperação

ImageA França está apostada em elevar a confiança e o empenho que teve com Angola há vinte anos e recuperar a capacidade de actuação que sempre teve em vários sectores da sociedade angolana.

Este desejo foi manifestado pelo embaixador francês em Angola, Francis Blondet, em entrevista à Angop. O diplomata francês considera imperioso dar maior visibilidade ao relacionamento na Educação e Cultura, com a recuperação do papel tradicional do ensino da língua francesa nas nas instituições escolares.

Como prova, o diplomata disse que, este ano, foi assinado um acordo para a atribuição de dois milhões de euros para um programa de apoio ao ensino do francês, ao mesmo tempo que está em curso um programa que visa o melhoramento e desenvolvimento do Ensino Superior e a expansão da rede universitária pública.

Ainda em termos de visibilidade, Francis Blondet disse que é desejo imediato do seu país construir um novo edifício para a sua Embaixada, devido à exiguidade e velhice das actuais instalações, situadas numa movimentada zona comercial da baixa de Luanda.

Também é desejo da França ajudar Angola a investir mais no plano regional, em termos de integração política e económica e, sobretudo, numa maior presença nas acções de prevenção e resolução de conflitos, através de uma diplomacia preventiva, para a promoção da paz e da estabilidade.

No plano das relações bilaterais, o diplomata considerou-as normalizadas e em fase de relançamento. Afirmou que este processo começou com o encontro entre os Presidentes José Eduardo dos Santos e Nicolas Sarkozy, em Agosto de 2007, em Nova Iorque e atingiu o ponto mais alto com a visita a Angola do Presidente francês a Luanda, em Maio deste ano.

Indiscutivelmente, afirmou, esta visita veio marcar uma nova era nas relações, apesar de estarem a ser perturbadas por disputas judiciais internas, em França, mas que em nada afectam a dignidade e os interesses de Angola.

Aucune note. Soyez le premier à attribuer une note !

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site