MENSAGEM DO GRUPO PARLAMENTAR AO X CONGRESSO

 

MENSAGEM DO GRUPO PARLAMENTAR AO X CONGRESSO

Digníssimos Candidatos!
Digníssimos Congressistas!
Excelentíssimos Senhores Representantes do Corpo Diplomático!
Senhores Deputados!
Excelentíssimos Senhores Membros do Governo!
Excelentíssimos Senhores Representantes dos Partidos Políticos!
Excelentíssimos Senhores Representantes das Organizações da Sociedade Civil!
Excelentíssimos Senhores Representantes da Igrejas!
Caros Convidados!

Minhas Senhoras e meus Senhores!

 

É com subida honra que tenho o prazer de estar diante desta augusta assembleia para saudar em nome do Grupo Parlarneptar a realibação do X Congresso do nosso Partido.

Esta ocasião é um dos momentos mais importantes da vida do nosso Partido e um dos maiores acontecimentos do ano pelo alcance político que este grandioso evento encerra, que congrega delegados de todos os cantos do país e outros vindos do exterior de Angola.

Dirigimos também uma palavra muito especial para os nossos convidados que aceitaram juntar-se a nós nesta sessão solene de abertura do nosso X Congresso

 

Caros congressistas,
Ultrapassado o trauma da crise mais profunda que se abateu sobre a UNITA em Fevereiro de 2002 podemos fazer deste evento o momento de júbilo, de reconforto e de orgulho porque conseguimos sobreviver como organização política empenhada na democratização interna do Partido e da Sociedade Angolana em geral.

Quando olhamos para trás podemos dizer que valeu a pena o sacrifício que consentimos por Angola e hoje de mãos dadas podemos caminhar juntos, com serenidade, para a construção de um futuro melhor para todos.

De facto o velho Jonas dizíamos muitas vezes que "as grandes nações não morrem quando têm no seu seio grandes homens que não procuram ourc£ mas seguem a história, ou seja, homens que se mantêm fiéis ao que é permanente na história."

A nossa caminhada para a conquista da paz e da liberdade tem sido difícil. Cheia de altos e baixos. Com este acto solene queremos prestar também uma homenagem profunda e singela à memória do nosso saudoso mais velho Jonas, unidos pela lembrança de combates, uns bens sucedidos, outro mal sucedidos, que travamos em conjunto ao longo da nossa caminhada nos quatro cantos do país para que pudéssemos chegar até aqui.

O presidente Mandela na sua autobiografia refere ter descoberto ao longo da sua caminhada para a conquista da liberdade que "depois de escalar uma grande montanha apenas se descobre do cimo desta montanha, deslumbrando pela vista maravilhosa, que há muito mais montanhas para subir."
As montanhas que podemos observar do topo deste nosso grande acontecimento são os novos desafios que temos diante de nós.

Excelências,
Digníssimos convidados,
Caros congressistas


Com a realização do X Congresso podemos olhar a distância com confiança para protagonizarmos mudanças no seio da sociedade angolana e nos prepararmos para as novas responsabilidades que assumiremos então.

Caros Convidados,

O modelo político que escolhemos por opção como procedimento de escolha das lideranças do Partido garante, de facto, a continuidade da vida da organização como legado das futuras gerações.

Entendemos que o debate interno profundo, e inclusivo, de ideias contraditórias enquanto principio método de direcção, permite ultrapassar tendências, permite evitar cisões e intrigas, permite evitar conflitos de personalidades e de interesses, que têm estado infelizmente na origem da estagnação e da fragilização de muitos partidos políticos angolanos.
Devemos nos lembrar sempre que os partidos políticos são organizações sociais. Nascem, crescem e desenvolvem-se, mas podem morrer mais cedo se os seus quadros dirigentes não forem visionários.
A UNITA está hoje reconciliada a volta de princípios e de valores que norteiam a nossa acção. Estamos de facto envolvidos desde 2002, num importante processo de aprendizagem alicerçado em duas lições do nosso passado recente.

Caros Congressistas,

O X Congresso da UNITA é a ante câmara do projecto que pretendemos para o país. Juntos e com vontade política podemos alcançar estes objectivos nacionais, trabalhando com todas as forças vivas da sociedade para a consolidação da paz, para a reconciliação nacional e para o desenvolvimento.

Que este Congresso aborde com profundidade a questão do Grupo Parlamentar e encontre saídas que permitam ao Grupo Parlamentar reganhar o seu dinamismo, para podermos caminhar juntos para a concretização dos objectivos estratégicos que serão adoptados por este Congresso. Sendo um instrumento do Partido o Grupo Parlamentar serve os interesses do Partido e dos Angolanos.
Entendemos que o Congresso é o momento de esgrimir as nossas diferenças de pontos de vista, mas terminando o Congresso, aprovados as decisões por maioria, temos a obrigação de trabalhar todos em conjunto para o engrandecimento do Partido.

Depois do X Congresso, o maior desafio será o de ganhar as próximas eleições legislativas e os Deputados serão mais uma vez chamadas a desempenhar o seu papel, cujo sucesso dependerá do espírito de missão.

Caros congressistas e Convidados

A nossa caminhada ensinou-nos a aprender o significado da palavra solidariedade, coragem e fé no futuro. Juntos podemos atingir os nossos objectivos.
MUITO OBRIGADO!

 

 

 

Aucune note. Soyez le premier à attribuer une note !

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×