Partidos Políticos da oposição solidários com o X Congresso da UNITA

 

Partidos Políticos da oposição solidários com o X Congresso da UNITA

 

Os líderes de partidos políticos da oposição em Angola, estiveram presentes na abertura do X Congresso ordinário da UNITA, que arrancou no meio da manhã desta segunda-feira (16.07), nos arredores do município de Viana, em Luanda.
Solidários com o evento democrático", os representantes da FNLA, PRS, FpD e POCs e PAJOCA manifestaram a sua solidariedade aos congressistas do X Congresso Ordinário, do maior partido da oposição em Angola.
Para o 2º Vice-presidente da FNLA, Ngola Kabango, o Congresso da UNITA, é um exercício democrático claro e transparente.

 

" Espero que este acto possa ser um exemplo para a democratização da sociedade angolana, mas também e sobretudo, sejam reforçados os resultados que saírem desta magna assembleia", disse.
"A UNITA é partido irmão e esperamos que os trabalhos corram num ambiente militante e democrático", considerou o também veterano da luta de libertação nacional.

Entretanto, o presidente do PRS, Eduardo Kwangana, almejou igualmente êxitos nos trabalhos do X Congresso da UNITA, que segundo afirmou se realiza num momento de extrema importância para o país. Num discurso virado mais para os desafios que o país está a viver, com a preparação da 2ª eleição em Angola, o líder daquele partido político da oposição chamou particular atenção aos congressistas para aquilo que denominou como sendo " fraude antecipada".
O político não "vê" com bons olhos as debilidades que o Consórcio Tecnológico Eleitoral (CTE), órgão encarregue pela Comissão Interministerial para o Processo de Registo Eleitoral (CIPE), para realizar o registo dos cidadãos em idade de votar.

O politico informou que aquele órgão do governo tem vindo a registar nos últimos tempos graves problemas e citando exemplos da capital Luanda, cerca de 40 mil cidadãos que já fizeram os seus registos, ainda não receberam os seus cartões eleitorais por dificuldades nas maquinas.
Entretanto, o dirigente máximo do PRS, é de opinião que os congressistas ao X Congresso da UNITA, devem elaborar uma resolução que venha a desencorajar práticas que minem o já conturbado processo eleitoral, tendo também avançado que a contagem de votos nas próximas eleições deve ser efectuada à mão.
Para o presidente da FpD, Filomeno Vieira Lopes, o congresso da UNITA, deve ser um alento de ar fresco no caminho que " nós oposição temos que trilhar para a mudança no nosso país".

Já o Secretario executivo dos POCs, Manuel Fernandes, entende que o gesto que a UNITA está a demonstrar um elemento fundamental que todos os cidadãos auguram para o desenvolvimento do país.
" Este exercício que a UNITA está a realizar é um elemento a seguir, é um exercício positivo. Para quem ainda entende que o dirigismo deve assegurar e assentar - se no apego com todas as unhas no poder", tendo adiantado que só a democracia dá responsabilidade aos dirigentes que forem eleitos pelos militantes do Partido.   
O político é de opinião de que " todos os partidos políticos devem fazer o mesmo para que ganhem confiança dos seus militantes. É um exercício positivo, porquanto, a democracia para ser consolidada a nível do Estado, a nível da Nação é preciso que ela derive dos Partidos Políticos".

Manuel Fernandes, salientou que a regularidade na realização de congressos no seio dos partidos políticos é a forma mais ideal, " para podermos ter uma democracia mais participativa".
Quem também alinha pelo mesmo diapasão é o presidente do PADEPA, Carlos Leitão, que durante a sua intervenção revelou que a sua formação política, enquanto partido que pugna pelos valores democráticos solidariza-se com os seus compatriotas da UNITA.

" Este é um exercício democrático, é um exemplo a seguir, não só a nível do país, como também a nível do continente africano", tendo defendido que não temos Angola não tem outro caminho a seguir, já que para o politico o processo democrático é irreversível " custe o que custar".

De sublinhar que pelo MPLA, esteve no acto da abertura do X Congresso da UNITA, o seu secretário para a informação e Propaganda politica, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", que não discursou no evento.
Participam do X Congresso Ordinário do " Galo Negro" cerca de 1100 delegados dos quais 800 foram eleitos nos Comités de base do Partido.

 

 

 

1 vote. Moyenne 1.00 sur 5.

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site