Samakuva ou Chivukuvuku quem liderará a UNITA?

Samakuva ou Chivukuvuku quem liderará a UNITA?
em 18 de Julho de 2007 - 01:54   
 
Luanda - O novo presidente da UNITA vai ser conhecido já esta quinta-feira no final da contagem de votos que deve acontecer no período da manhã ou início da tarde.

Amanhã mesmo o novo líder da UNITA, a ser encontrado entre Isaías Samakuva e Abel Chivukuvuku, vai discursar diante dos delegados ao congresso.
A porta-voz do X congresso da UNITA, Clarice Caputo, disse à Voz da América que neste discurso o presidente eleito deverá traçar as linhas que vão orientar o seu partido para os próximos quatro anos de mandato.

Esta terça-feira o presidente cessante, Isaías Samakuva, apresentou aos congressistas o relatório-balanço das actividades levadas a cabo pelo partido durante o seu mandato.

O relatório e os outros documentos postos à discussão pelas diversas comissões criadas foram apresentados em plenária este tarde para a sua aprovação.

Almerindo Jaka Jamba, que foi ontem eleito pelos delegados ao X Congresso da UNITA para presidir a mesa, está dirigir os trabalhos do conclave, cujo encerramento está previsto para a próxima terça-feira.

A cerimónia, segundo a fonte, será marcada pela saudação oficial do novo presidente e da nova direcção do partido eleita e terá um cunho marcadamente festivo.

Fontes próximas ao congresso a que a Voz da América teve acesso referem que, a algumas horas da eleição do presidente, continua renhida a disputa pelo cadeirão mais alto do partido do Galo Negro e uma forte campanha continua em curso nos bastidores.

Dados de última hora sugerem que tanto a um como ao outro candidato estão a ser apontados pelos delegados muitas virtudes mas também alguns defeitos tidos como lesivos ao partido e que podem retirar a aparente vantagem de um sobre o outro.

Militantes vindos das zonas mais recônditas do país estão a acusar o candidato Abel Chivukuvuku de em pronunciamentos anteriores ter sugerido que Jonas Savimbi era uma «carta fora do baralho».

Chivukuvuku teria mesmo proposto, numa das reuniões do partido, alterações dos símbolos do partido tais como a retirada do galo negro da bandeira da UNITA bem como o «retoque» a alguns princípios de Muangai.

Segundo as mesmas fontes existem fortes sinais de que Isaías Samakuva possa ser reeleito mas também a ele são igualmente apontados erros cometidos durante o seu mandato.

Os apoiantes de Samakuva estariam a aliciar os delegados com promessas de lugares no aparelho do partido e outras benesses aproveitando-se do facto de ainda controlar as instituições partidárias.

Perante estes factos as fontes acreditam que muitos delegados com cargos de chefia quererão defender os lugares que ocupam e os salários que auferem convencendo os demais a votar em Samakuva.

Outras fontes acreditam que Abel Chivukuvuku desfruta de uma grande simpatia da juventude e das mulheres e admitem mesmo que o partido estará vulnerável a grandes divisões caso o antigo líder da bancada parlamentar da UNITA saia derrotado.

Fonte: VOA

Aucune note. Soyez le premier à attribuer une note !

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×