Eduardo dos Santos chega hoje

Eduardo dos Santos chega hoje a Pequim para assinar acordos de cooperação

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, é aguardado esta noite em Pequim para uma visita oficial à China, confirmando as boas relações entre os dois países.
A chegada de Eduardo dos Santos a Pequim estava prevista para as 19:00 (11:00 em Lisboa, segundo fonte angolana, mas o voo do chefe de Estado encontra-se atrasado.
É a segunda viagem do Presidente angolano à China em menos de seis meses, depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, realizados em Agosto passado.
Eduardo dos Santos viaja com três ministros (Relações Externas, Finanças e Transportes) e o vice-ministro da Defesa.
A visita, cujo programa oficial só começará quarta-feira, ficará marcada pela assinatura de acordos de cooperação em diversas áreas, desde a aviação civil à cultura e defesa, adiantaram fontes angolanas.
Devido ao petróleo que exporta para a China, Angola é hoje o maior parceiro comercial daquele país em todo o continente africano.
Pelas contas do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, organismo com sede em Macau, criado em 2003, nos primeiros nove meses deste ano o comércio sino-angolano somou 20,8 mil milhões de dólares (16,5 mil milhões de euros), um aumento de 126,2 por cento em relação a igual período de 2007.
Em Novembro passado, numa conferencia de imprensa alusiva ao 33º aniversario da independência de Angola, o embaixador angolano na China, João Bernardo, afirmou que “há muitos chineses a trabalhar na reconstrução nacional” do seu pais, nomeadamente na “reabilitação de estradas e escolas”, mas não precisou quantos.

“A cooperação com a China está num nível muito bom”, disse.

Aucune note. Soyez le premier à attribuer une note !

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×