UM REMÉDIO PIOR QUE O MAL

UM REMÉDIO PIOR QUE O MAL

Por: Eduardo Scotty.

 

 

O MPLA galvanizou as massas populares com seu Slogan " o MPLA é o povo, e o povo é o MPLA". Hoje esta palavra de ordem não faz mais efeito. O seu tempo já passou.

A iniciativa governamental apoiada pela maioria parlamentar do MPLA, é um erro histórico. A falta de debate, na altura de apresentação deste projecto na Assembleia nacional, não permitiu efectivamente à oposição política de delimitar o assunto.

Na véspera das eleições legislativas de Setembro 2008, rádios e jornais privados juntaram-se para reabrir o debate à este respeito. A oposição, áfona até a semana passada, reagiu e exige da Assembleia nacional a anulação da menção "raça" do bilhete de identidade antes das eleições de Setembro. O assunto ocupa de novo a cena política. Muito embaraçado, o MPLA, na origem deste erro histórico, faz-se mais discreto. O argumento que consiste em dizer que a menção "raça" facilita a identificação não convence ninguém.

Paulo Carvalho, eminente sociólogo angolano, requer com império, nas suas declarações nos meios de comunicação social, a anulação da menção controversa.
Em Angola, não há Pretos, nem Mestiços, nem Brancos. Há apenas, ANGOLANOS. E o PDP-ANA, na sua dialéctica, é muito claro a este respeito. Qualquer forma de exclusão ou racismo deve ser condenada.

Qual " raça" o governo de MPLA dará aos Chineses que invadem o nosso país, e escolheram instalar-se, se pedirem a nacionalidade angolana? Angola precisa de todos os seus filhos para fundar uma nação multicultural forte. E o futuro passa pela aceitação da diferença. Quem pensa o contrário, age contra a maré da história. "O debate está aberto".

 

 


Voltar

Aucune note. Soyez le premier à attribuer une note !

Ajouter un commentaire

Vous utilisez un logiciel de type AdBlock, qui bloque le service de captchas publicitaires utilisé sur ce site. Pour pouvoir envoyer votre message, désactivez Adblock.

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site

×