Créer un site gratuitement Close

ANGOLA: país rico, povo pobre

 

ANGOLA: país rico, povo pobre

 

Cerca de um milhão de barris de petróleo exportados por dia, multinacionais petrolíferas que vão a render 20 mil milhões de dólares em cinco anos, diamantes em abundância pareceriam suficiente para dar bem estar aos angolanos. No entanto, a quase totalidade do crude desaparece imediatamente para as refinarias do Texas e Luisiana, seguindo a antiga rota dos escravos. A corrupção e a guerra somaram sequelas. Hoje, 83% da população vive abaixo do nível da pobreza. Os jornalistas Serge Michel e Serge Engerlin, do Le Temps, que fizeram uma grande investigação durante cinco meses sobre a rota do ouro negro, desde o Texas ao Iraque, estiveram em Angola e dão uma visão desse país.

Por: Serge Michel e Serge Enderlin

Que procuram? Petróleo? Bernardo Azevedo, um negro magro e barbudo, obstruiu a estrada. Forma parte da gente que mede a sua importância segundo o problema que pode criar. Será necessário muitas conversa, recomendações angolanas e internacionais, para acabar com o seu procedimento vaidoso. O caminho desce ao longo dos do antigos depósitos da época portuguesa. Sobre a praia, as mulheres procuram mexilhões (mabangas) na areia. Bernardo Azevedo assobia aos homens que estão perto. Pede-lhes que cavem na areia a seus pés. Depois de algumas pazadas, a areia fica negra. Uns minutos mais tarde, vindo não se sabe de onde, um óleo escuro brota do fundo do buraco. Um miúdo contente enche ali um garrafa de Coca Cola americana, que mostra rindo-se. Ouro negro a 50 centímetros de profundidade? Bendito seja o povo do Eldorado! Afortunados angolanos. Que outra terra se mostra tão generosa?


Plataforma petrolífera na Baía de Luanda (foto Net)

No entanto, ao levantar a cabeça, só há desolação. Na margem, uns restos decompõe-se no meio de imundícies que flutuam. Do lado da cidade estende-se numa pendente suave o precário bairro da Boavista. Os mais afortunados vivem em barracas no cume, exactamente por baixo do cimo do Miramar, porque as embaixadas alinhadas ali no alto, deitam-lhe cada noite o lixo sobre a cabeça, no qual há sempre algo para comer e suprir o que lhes falta. Na Boavista, não há água corrente nem electricidade. Tudo pára quando cai a noite. Faz pouco tempo, os seus habitantes vinham buscar o crude à praia, para iluminar as cubatas de terra e plástico.

Frente a este perigoso precedente, ao ver a povoação aproveitar-se do "seu" petróleo, as autoridades proibiram a extracção artesanal com o pretexto de que se refinava mal e causava explosões. Em troca, deram poder a um punhado de aproveitadores, como Bernardo Azevedo. "O sector que dirige estende-se desde aqui para a esquerda, até um montão de lixo, ali à sua direita", diz com orgulho o nosso pequeno explorador. Com a sua equipa, faz uns quinze barris de 200 litros por dia, transporta-os em carros puxados por mulas e vende-os a 8 dólares por peça na refinaria Total, ao fim da enseada.

Angola em síntese: país rico, povo pobre. Cerca de um milhão de barris exportados por dia, multinacionais petrolíferas que vão a render 20 mil milhões de dólares em cinco anos, diamantes em abundância. Mas aqui, o petróleo é "off shore" (extra territorial), extraído por plataformas que multiplicam os recordes a grande profundidade. A quase totalidade deste crude desaparece imediatamente para as refinarias do Texas e da Luisiana, do outro lado do Atlântico, seguindo a rota do escravos.

"Off shore" são também as contas bancárias do regime de Dos Santos, alimentadas com os pagamentos ocultos das companhias de tráfico de armas. Quanto aos 12 milhões de angolanos comuns, eles estão aqui. Com um terço das crianças que morrem de doenças ou com fome antes dos 5 anos, 83% da povoação por baixo do umbral da pobreza e 70% sem acesso a água potável, 10 milhões de minas anti pessoais na terra 500.000 mortos numa guerra civil que terminou o ano passado com a morte do chefe dos rebeldes da UNITA, Jonas Savimbi.

Enclave de Cabinda

O padre Jorge Casimiro Congo celebra a sua missa cedo. O Sol levanta-se apenas neste domingo, quando a sua igreja, à beira do mar, se enche de fiéis. São várias centenas, sentados até no pátio. Dentro, um grupo de mulheres cobertas com panos azuis cantam e dançam a Avé Maria. Depois de estudar em Roma e em Friburgo, o padre Congo voltou ao seu torrão natal. As suas denúncias frequentes das injustiças sofridas pelo povo de Cabinda, as tentativas de intimidação e inclusivamente de ameaças de morte que tem recebido e a sua simpatia pela luta que conduz a Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC) contra o governo de Luanda fazem que cada semana os seus sermões sejam um grande movimento político.

Esta manhã, depois de alguns minutos puramente bíblicos, a homilia deriva: "Somos os filhos da misericórdia de Deus. Liberta as almas dos corpos, dos povos, das nações". Antes de entrar simplesmente no cerne da questão: " Deus não pode aceitar o que vivemos. O governo mata-nos e oprime-nos. Trata-nos como se fossemos vacas que pastam no seu campo de petróleo".

A Cabinda Gulf Oil, propriedade dos norte americanos de Chevron Texas com participação da Total e Agrip, produz 420.000 barris por dia (60% do petróleo angolano) em Cabinda, pequeno enclave de 160.000 habitantes, localizado entre a República Democrática do Congo (RDC, ex Zaire) e o Congo Brazzavile, separado do resto de Angola por uma estreita franja de terra. Consta de três territórios bem distintos. Na parte costeira, está a base onde se produz o petróleo. No sector continental, uma floresta onde se combate. Entre os dois, uma cidade, uma estrada e algumas povoações (kimbos) miseráveis.

Comecemos pela base, inaugurada em 1968 num local chamado Malongo. Os expatriados vivem ali como nos Estados Unidos, com o seu próprio aeroporto, uma pequena refinaria para as suas necessidades imediatas, uma central eléctrica, supermercados. Impossível entrar. Pode-se somente ladear a fortificação de 12 quilómetros, com dupla camada de arame farpado.


Malongo (foto Cabinda Site)

Que se passa dentro? Escutemos Ernesto Rodrigues, antigo empregado no serviço de pessoal. Descreve uma sociedade a três velocidades, dominada por 500 expatriados anglo saxões e portugueses, secundados por 1500 angolanos de Luanda alguns mestiços e servidos por 900 cabindenses (cozinheiros, condutores, criados). Ele ganhou reputação de activista por ter denunciado actos de racismo ordinário e intentando convencer a base interessar-se pelo enclave. "Consegui que Chevron construísse uma escola e uma povoação. Mas quando propus uma segunda, respondeu-me: O nosso negócio é o petróleo, não as escolas"

De facto, os dirigentes da Cabinda Gulf Company tem tão pouca intenções de manter a menor relação com os selvagens que os rodeiam que a cada renovação do parque informático, destroem centenas de computadores e os enterram no mato em vez de doá-los às escolas de Cabinda.

O mato é outra história. Junto aos Congos, alberga 2000 guerrilheiros da FLEC divididos em duas facções, a Flec-Renovada e a FLEC-FAC. Em Outubro de 2002, 10.000 soldados governamentais lançaram uma grande ofensiva contra eles, uma vez que ficaram "disponíveis" para reprimir o separatismo cabindense depois da paz assinada em Abril com a UNITA. Uma tremenda informação publicada por uma das fundações do financiador e filantropo norte americano George Soros enumera as atrocidades cometidas pelas tropas de Luanda (massacres, execuções sumárias, violações de mulheres e jovens, tortura, deportação de povoações inteiras, saques, destruição de colheitas) e pela guerrilha (sequestro de estrangeiros e cobrança de um imposto de guerra; aos que não pagam contam-lhe o nariz e as orelhas).


Porto americano de Malongo (foto Cabinda Site)

Fica o povo, entalado entre os exploradores do petróleo e os combatentes. A sua miséria começa a 300 metros da entrada da base, na povoação de Futila. É ali que Chevron esteve de acordo, faz oito anos, em construir uma escola primária. Mas é ali também onde o petróleo sai das velhas instalações e se espalha pela praia, causando a ruína dos pescadores e sérias intoxicações nos habitantes. "Organizámos em Dezembro de 2002 uma marcha de protesto contra a contaminação – diz um habitante de Futila - . Éramos 200 pescadores. Vieram a dispersar-nos em helicóptero. "Na cidade de Cabinda, 70% dos habitantes não tem acesso a água potável. É necessário estar cindo horas na fila para obter combustível na única estação de serviço do enclave que fornece gasolina a tantos automobilistas norte americanos.

Luanda, a capital

Os ricos da capital amontoam-se em Miami Beach. Este restaurante situa-se quase no final da Ilha, uma franja de terra em frente à capital. Esta tarde, todas as cadeiras de praia estão ocupadas e guardadas por homens armados e não há nenhuma mesa livre na sala aberta à sombra dos coqueiros. Num país sem de petróleo, tais clientes, capazes de gastar a metade de um salário médio numa refeição e uma garrafa de vinho, seriam industriais, banqueiros o profissionais de alto gabarito. Mas em Angola, basta ser um depredador, quer dizer, um beneficiário das generosidades de um dos três centros de poder: Futungo, como se chama aqui a presidência; Sonangol, a companhia petrolífera nacional ou o exército.


Miami Beach na Ilha de Luanda (foto Net)

O sistema, que tem por único objectivo a manutenção no poder do regime, consiste em alimentar um número limitado de privilegiados e reprimir todos os demais. Foi chamada "a república dos dominantes" Algumas centenas de famílias podem assim enviar os seus filhos a estudar para Inglaterra, comprar bons automóveis com ar condicionado, telefones celulares e produtos de marca em lojas discretas, tão bem fornecidas como perfeitamente impossíveis de encontrar para quem não conhece a direcção e a contra senha que permitirá abrir a porta.

A corrupção perverteu a economia do país e fez de Luanda uma das cidades más caras do mundo. Devora cada mês milhões de petro dólares. A organização londrinense Global Witness revelou em Março de 2002 que faltavam nas contas do Estado em 2001, 1,4 mil milhões de dólares. Quanto ao processo Elf e o "affaire" de Angolagate, de que se agarram a Justiça francesa e a Suiça, dizem que o presidente José Eduardo dos Santos não se esqueceu de encher os seus bolsos – é o cidadão mais rico do país – e que as petrolíferas ocidentais se dedicam em grande ao jogo dos pagamentos ocultos.

Fonte: Le Temps, diário suíço surgido da fusão, em 1998, de Noveau Quotidien, Journal de Geneve e Gazette de Lausanne. É um importante meio de informação, com boas investigações sobre temas internacionais.

http://pissarro.home.sapo.pt/

17 votes. Moyenne 3.00 sur 5.

Commentaires (14)

1. backlink service (site web) 03/01/2013

Best backlinks and website traffic service - we publish your marketing post up to 100'000 forums worldwide. Price starting just from $29

Your angolalibre.e-monsite.com website will get thousands of visitors/day using superb backlink service available. See proof how website traffic increased from 400 to 4000 visitors/day and how your website can get same results - http://mass-auto-backlinks.com

We can post your custom message up to 100’000 forums worldwide, so your site get insane amount of backlinks
and as a result your website will be ranked #1 positions in search engines and your website will get great amount of free, targeted online web traffic from search engines in very short time.

Most affordable and most powerful service for web traffic and backlinks in the world!

Are you ready to for massive traffic flood to your site? If yes then Order now: http://mass-auto-backlinks.com

2. tereza raimunda 29/12/2012

-
então-os-ESTRANGEIROS-acham-que-as-LIDERANÇAS-etc-brasileiras-e-como-todas-as-da-AMÉRICA-LATINA-e-da-ÁFRICA-é-fácilisssimo-HIPNOTIZAR-com-os-seus-OLHOS-AZUIS-etc-e-então-é-fácil-de-tudo-e-todos-serem-SUBORNADOS-SURRUPIADOS-etc-mesmo-que-seja-100%-contra-todo-o-povo-brasileiro-latino-americano-africano-etc-como no caso do NIÓBIO BRASILEIRO-e de outros MINÉRIOS-etc-e-vivem-fazendo-LOCALMENTE-impor-a-máxima-da-máxima-de-MÁQUIÁVEL-DIVIDIR-PARA-GOVERNAR-etc-então-faz-com-que-por-exemplo-os-IGUAIS-acabam-se-matando-entre-si-mesmos-pois-voce-olhando-para-um-e-para-outro-voce-não-vê-diferença-nenhuma-isto-é-fazer-com-que-CASTRAS-TRIBOS-ETNIAS-etc-se-matem-entre-si-e-então-se-aproveitando-disto-tudo-os-OLHOS-AZUIS-vão-arrancam-as-suas-JÓIAS-TESOUROS-MINÉRIOS-como-por-exemplo-o-DIAMANTE-etc-e-inclusive-vivem-colocando-ONG’s-estrangeiras-para-subornar-os-ÍNDIOS-e como também ao mesmo tempo todas as AUTORIDADES BRASILEIRAS-etc-para ficar até mesmo com as PATENTES DIREITOS AUTORAIS-etc-de-todos os tipos de RIQUEZAS NATURAIS-etc-brasileiras-principalmente na AMAZONIA-etc-e-inclusive-quando-vem-ao-BRASIL-confundem o BRASL com BOLÍVIA e achavam que a CAPITAL BRASILEIRA era BUENOS AIRES-etc-e-geralmente-os-estudantes-AMERICANOS-INGLESES-etc-raramente sabiam aonde fica o BRASIL no MAPA ATLAS-etc-agora-sabiam sabem aonde fica todos os países do PRIMEIRO SEGUNDO MUNDO-etc----
-
e-quase-todos-os-estrangeiros-consideravam-todos-os-brasileiros-e-todos-os-LATINOAMERICANOS-AFRICANOS-inclusive-as-suas-LIDERANÇAS-ELITES-PARLAMENTARES-etc-SUBSERES-SUBRAÇAS-SUBHUMANOS-AMEBAS-etc-e-inclusive-tinha-uma-personagem-na-PRAÇA-É-NOSSA-que-na-CHACOTA-chamava-os-BRASILEIROS-são-tão-BONZINHOS-etc-isto é-que são TROUXAS-BOBOCAS INGENUOS AMEBAS INFANTIS INÚTEIS-INCAPAZES-etc-e-mesmo-áqueles-brasileiros-que-parecem-AN GLO-SAXÕES-ARIANOS-etc-MENTIRA???—vejam então como sempre trataram ANTIGAMENTE os-as-BRASILEIRO(A)S-como terroristas-prosti tutas-etc-mesmo-os-brasileiros-tipo-ANGLO-SAXÕES-ARIANOS-etc-e-o-pior-que-no-BRASIL-tem-alguns-NAZISTAS-BRASILEIROS-absurda mente-imagine-só-NAZISTAS-CARIOCAS-MINEIROS-BAHIANOS-AMAZONICOS-etc-e-eles-ainda-não-deram-uma-olhada-nas-suas-GENGIVAS-etc-etc-
-
ele-diz-que-o-BRA SIL-e-cada-um-dos-mais-de-200-milhões-de-brasileiriririnhos-perde-só-em-NIÓBIO-mais-de-100 –BILHÕES-DE-DÓLARES-POR-ANO-etc-cifras que chega á TRILHões E trilhões DE reais-etc-e-diz-que-o-seu-PREÇO-é-fixado-pela-INGLATERRA-á-qual-nação-não-tem-NENHUMA-RIQUEZA-NATURAL-e-muito-menos-o-NIÓBIO-mas-usa-o-MONÓPOLIO-encima-do-NIÓBIO-BRASILEIRO-dentro-do-território-brasileiro-inclusive-através-de-ONG’s-e-ou-de-AUTORIDADES-FUNDAÇÕES-BRASILEIRAS-etc-além-de-ir-á-favor-do-povo-ingles-e-de-todos-os-povo-populações-mas-dos-países-do-PRIMEIRO-SEGUNDO-MUNDO-e-como-vai-também-para-bancar-as-MORDOMIAS-LÚXURIAS-ESCANDALOS-SEXUAIS-VADIAGENS-etc-de-toda-a-FAMÍLIA-REAL-da-INGLATERRA-tudo-encima-do-COURO-SUOR-e-LÁGRIMA-de-todo-o-TRABALHADOR-etc-brasileiro-e-tudo-na-cara-das-MAIORES-LIDERANÇAS-ELITES-PARLAMENTARES-etc-brasileiros-ás-quais-vivem-á-dizer-ÁMÉM-etc-
-

3. Prafabratly (site web) 31/10/2012

Would you like to discover the secret how I’ve achieved multiple number 1 ranking positions for my wordpress website with simple seo plugin without being affected by any Google Updates?

And how you can get same results for your angolalibre.e-monsite.com wordpress site and finally start to get tons of laser targeted traffic from search engines and get lot more sales...

I’ve set up a webpage where you can see my results (they’re impressive) and discover how I did it all here:

http://best-wp-seo-plugin.com

Now it’s important to note it’s got nothing to do with directories or article marketing or link building.

It’s just a simple plugin I used on my site, one which you can use on your angolalibre.e-monsite.com website to help boost your rankings as well.

Find out more here:

http://best-wp-seo-plugin.com

4. Tomas janito (site web) 30/09/2012

Meu povo com tenua sepre a sim povo angolano

5. acurseBumerve (site web) 26/08/2012

Hi, I'm 15. I have 5" (i think you understand). Should i buy viagra - <a href=http://nlgsnt.buyonlineregular.com/?p=aangolalibre.e-monsite.com >buy viagra</a> , http://goqwrg.buyonlineregular.com/?p=sangolalibre.e-monsite.com buy viagra to make it longer?

6. MANTEGO (site web) 07/03/2012

pr ~~n

7. MANTEGO (site web) 07/03/2012

pq ñ mundan o pais

8. MANTEGO (site web) 07/03/2012

porq q não mudam o pais

9. MANTEGO (site web) 07/03/2012

porque q o governo nao muda o pais com tanta riquesa

10. HELOÍSA SILVA 16/07/2011

DIVIDIR PARA GOVERNAR, PARA DOMINAR, PARA LUCRAR ENCIMA DAS TAIS
E TAIS DIVISÕES, BRIGAS INTERNAS.ETC

pois veja por exemplo, apenas como exemplo:::

Aproveitando a divisão ancestral entre as duas principais etnias de Angola, (Quimbundos a norte e
Umbundos a sul)

as duas superpotências, antigamente EUA, URSS, hoje em dia, CHINA COMUNISTA CONTINENTAL.
etc.financiam e instrumentalizam dois Movimentos...etc...etc...etc....
-
http://xatoo.blogspot.com/2005/07/angola-no-pntano-da-corrupo-global-i.html
-
http://lusotopia.no.sapo.pt/indexAngDiamantes.html
-
ANGOLA É UNS DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO, MAS O SEU POVO INTERNAMENTE VIVE NUMA
MISÉRIA ABSOLUTA,.ETC.

e países que não tem nada em termos de RIQUEZAS E RECURSOS NATURAIS.etc quase só tem
DESASTRES NATURAIS, DESERTOS SECOS E GÉLIDOS.etc.como é por exemplo o JAPÃO, INGLATERRA, FINLANDIA.etc.

são países que se APROVEITAM da INGENUIDADE das ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES.etc., AFRICANOS, LATINO AME RICANOS,.etc., como os são da ANGOLA, GABÃO, CONGO, VENEZUELA, MÉXICO, BRASIL.etc,.

é quase a mesma coisa que acontece com o BRASIL é da mesma forma com a ENFERMAGEM BRASILEIRA

DIVIDIR PARA GOVERNAR, PARA DOMINAR, PARA LUCRAR ENCIMA DAS TAIS E TAIS DIVISÕES, BRIGAS
INTERNAS.ETC

voces podem perceber que nem mesmo as ELITES, LIDERANÇAS, SINDICATOS.etc.da ENFERMaGEM
SÃO UNIDOS..etc..pesquisem...

aí óbviamente muito menos as suas ASSOCIATIVAS.ETC.

agora recentemente parece que o COFEN, CORENS está se unindo com a ABEN NACIONAL e com as
ABENS ESTADUAIS, FNE.etc..etc.me parece

na verdade NINGUÉM É CULPADO DE NADA DISSO, OS que vivem lucrando com estas divisões, brigas
internas.etc. VIVEM BRINCANDO COM TODOS NÓS,

FAZENDO UMA IR CONTRA A OUTRA DA MESMA PROFISSÃO.etc., VEJAM ISTO ACONTECE ATÉ NAS NOVELAS,

E PIOR AINDA É QUANDO NESTA TAL CASA NÃO TEM PÃO,....AÍ....

no minimo, quem deveria ENXERGAR tudo isto, deveriam, sim, ser as

ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, SINDICATOS.ETC.DA ENFERMAGEM BRASILEIRA

o pior é que depois ainda culpam a profissional enfermagem por não votar na enfermagem

mas ela, profissional enfermagem, nunca teve UM MÍNIMO DE CONSCIENCIA de nada disso.etc.

DIVIDIR PARA GOVERNAR, PARA DOMINAR, PARA LUCRAR ENCIMA DAS TAIS E TAIS DIVISÕES, BRIGAS
INTERNAS.ETC

esta foi a máxima de MAQUIÁVEL, O PRÍNCIPE.etc.implantado dentro da ENFERMAGEM BRASILEIRA nos
seus mais de 150 anos de existencia.etc. e como também nos países AFRICANOS, LATINO AMERICANOS, .etc.

pois aonde uma está brigando com a outra, quem está de fora, seja quem for, vive lucrando com isto

como acontece com as tais ETNIAS INTERNAMENTE em todos os países africanos.etc.

os países do primeiro mundo vivem lucrando com as tais e tais-BRIGAS-DIVISÕES-INTERNAS-ETNIAS.etc.
nos tais e tais países africanos.etc.

e isto acontece não importa se é-EXCEPCIONAL-MÉDO-PÉSSIMO--PROFISSIONAL---

e ou se é HOMEM, MULHER, NEGRO, BRANCO, ÍNDIO, AMARELO, PARDO, MAMELUCO.etc.etc.,

se é ALTO, BAIXO, BONITO, FEIO, QI ALTISSISSIMO, MÉDIO, BAIXISSISSIMO.etc.não importa

NINGUÉM TEM CULPA.etc., na verdade fomos tudo e todos--SECULARMENTE--MANIPULADOS, MANOBRADOS,

CONDICIONADOS.etc.COMO MASSA DE MANOBRAS...UNS CONTRA OS OUTROS.etc...
-
e a CHINA COMUNISTA CONTINENTAL está poupando as suas próprias riquezas e recursos naturais e utilizando ao máximo possível ás dos países AFRICANOS, LATINO AMERICANOS.etc.,
-
E estão invadindo bem devagar e aos poucos nações como o BRASIL, e já chegam aqui como PATRÕES,
-
e estão comprando áreas do tamanho de um estado brasileiro, e estão IMPORTANDO para o BRASIL uma parte dos seus 01 bil hão e 500 milhões de habitantes lá da CHINA CONTINENTAL COMUNISTA, sem ninguém perceber, silenciosamente
-
Daqui há pouco estaremos falando MANDARIM E PORTUGUÊS
-
E a CHINA é um pouco maior que o BRASIL e uma boa parte do seu território brasileiro é DESERTO SECO, DESERTO GÉLIDO,
-
Isto é, INABITÁVEL, e não dá quase para plantar nada, e lá na CHINA sempre tem algum tipo de DESASTRES NATURAIS durante o ano INTEIRO,
-
mas tem todas as suas--QUASE---400 MILHÕES DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc.EM ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL.etc., quer dizer em quantidades de CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc.a CHINA tem mais que o DOBRO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. etc.e a CHINA é só um pouco maior que o BRASIL.etc.etc.
-
Mas por quê o BRASIL não tem as suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES, PROFESSORAS contentes e felizes em ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL.etc., ficam assim tudo e todas longe das bandidagens, pedófilos, drogas, gan gues.etc.etc., isto é, da mesma forma que acontece lá no JAPÃO, NORUEGA, CANADÁ.ETC.ETC.
-

11. HELOÍSA SILVA 16/07/2011

DIVIDIR PARA GOVERNAR, PARA DOMINAR, PARA LUCRAR ENCIMA DAS TAIS
E TAIS DIVISÕES, BRIGAS INTERNAS.ETC

pois veja por exemplo, apenas como exemplo:::

Aproveitando a divisão ancestral entre as duas principais etnias de Angola, (Quimbundos a norte e
Umbundos a sul)

as duas superpotências, antigamente EUA, URSS, hoje em dia, CHINA COMUNISTA CONTINENTAL.
etc.financiam e instrumentalizam dois Movimentos...etc...etc...etc....
-
http://xatoo.blogspot.com/2005/07/angola-no-pntano-da-corrupo-global-i.html
-
http://lusotopia.no.sapo.pt/indexAngDiamantes.html
-
ANGOLA É UNS DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO, MAS O SEU POVO INTERNAMENTE VIVE NUMA
MISÉRIA ABSOLUTA,.ETC.

e países que não tem nada em termos de RIQUEZAS E RECURSOS NATURAIS.etc quase só tem
DESASTRES NATURAIS, DESERTOS SECOS E GÉLIDOS.etc.como é por exemplo o JAPÃO, INGLATERRA, FINLANDIA.etc.

são países que se APROVEITAM da INGENUIDADE das ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES.etc., AFRICANOS, LATINO AME RICANOS,.etc., como os são da ANGOLA, GABÃO, CONGO, VENEZUELA, MÉXICO, BRASIL.etc,.

é quase a mesma coisa que acontece com o BRASIL é da mesma forma com a ENFERMAGEM BRASILEIRA

DIVIDIR PARA GOVERNAR, PARA DOMINAR, PARA LUCRAR ENCIMA DAS TAIS E TAIS DIVISÕES, BRIGAS
INTERNAS.ETC

voces podem perceber que nem mesmo as ELITES, LIDERANÇAS, SINDICATOS.etc.da ENFERMaGEM
SÃO UNIDOS..etc..pesquisem...

aí óbviamente muito menos as suas ASSOCIATIVAS.ETC.

agora recentemente parece que o COFEN, CORENS está se unindo com a ABEN NACIONAL e com as
ABENS ESTADUAIS, FNE.etc..etc.me parece

na verdade NINGUÉM É CULPADO DE NADA DISSO, OS que vivem lucrando com estas divisões, brigas
internas.etc. VIVEM BRINCANDO COM TODOS NÓS,

FAZENDO UMA IR CONTRA A OUTRA DA MESMA PROFISSÃO.etc., VEJAM ISTO ACONTECE ATÉ NAS NOVELAS,

E PIOR AINDA É QUANDO NESTA TAL CASA NÃO TEM PÃO,....AÍ....

no minimo, quem deveria ENXERGAR tudo isto, deveriam, sim, ser as

ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, SINDICATOS.ETC.DA ENFERMAGEM BRASILEIRA

o pior é que depois ainda culpam a profissional enfermagem por não votar na enfermagem

mas ela, profissional enfermagem, nunca teve UM MÍNIMO DE CONSCIENCIA de nada disso.etc.

DIVIDIR PARA GOVERNAR, PARA DOMINAR, PARA LUCRAR ENCIMA DAS TAIS E TAIS DIVISÕES, BRIGAS
INTERNAS.ETC

esta foi a máxima de MAQUIÁVEL, O PRÍNCIPE.etc.implantado dentro da ENFERMAGEM BRASILEIRA nos
seus mais de 150 anos de existencia.etc. e como também nos países AFRICANOS, LATINO AMERICANOS, .etc.

pois aonde uma está brigando com a outra, quem está de fora, seja quem for, vive lucrando com isto

como acontece com as tais ETNIAS INTERNAMENTE em todos os países africanos.etc.

os países do primeiro mundo vivem lucrando com as tais e tais-BRIGAS-DIVISÕES-INTERNAS-ETNIAS.etc.
nos tais e tais países africanos.etc.

e isto acontece não importa se é-EXCEPCIONAL-MÉDO-PÉSSIMO--PROFISSIONAL---

e ou se é HOMEM, MULHER, NEGRO, BRANCO, ÍNDIO, AMARELO, PARDO, MAMELUCO.etc.etc.,

se é ALTO, BAIXO, BONITO, FEIO, QI ALTISSISSIMO, MÉDIO, BAIXISSISSIMO.etc.não importa

NINGUÉM TEM CULPA.etc., na verdade fomos tudo e todos--SECULARMENTE--MANIPULADOS, MANOBRADOS,

CONDICIONADOS.etc.COMO MASSA DE MANOBRAS...UNS CONTRA OS OUTROS.etc...
-
e a CHINA COMUNISTA CONTINENTAL está poupando as suas próprias riquezas e recursos naturais e utilizando ao máximo possível ás dos países AFRICANOS, LATINO AMERICANOS.etc.,
-
E estão invadindo bem devagar e aos poucos nações como o BRASIL, e já chegam aqui como PATRÕES,
-
e estão comprando áreas do tamanho de um estado brasileiro, e estão IMPORTANDO para o BRASIL uma parte dos seus 01 bil hão e 500 milhões de habitantes lá da CHINA CONTINENTAL COMUNISTA, sem ninguém perceber, silenciosamente
-
Daqui há pouco estaremos falando MANDARIM E PORTUGUÊS
-
E a CHINA é um pouco maior que o BRASIL e uma boa parte do seu território brasileiro é DESERTO SECO, DESERTO GÉLIDO,
-
Isto é, INABITÁVEL, e não dá quase para plantar nada, e lá na CHINA sempre tem algum tipo de DESASTRES NATURAIS durante o ano INTEIRO,
-
mas tem todas as suas--QUASE---400 MILHÕES DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc.EM ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL.etc., quer dizer em quantidades de CRIANÇAS, ADOLESCENTES.etc.a CHINA tem mais que o DOBRO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. etc.e a CHINA é só um pouco maior que o BRASIL.etc.etc.
-
Mas por quê o BRASIL não tem as suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES, PROFESSORAS contentes e felizes em ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL.etc., ficam assim tudo e todas longe das bandidagens, pedófilos, drogas, gan gues.etc.etc., isto é, da mesma forma que acontece lá no JAPÃO, NORUEGA, CANADÁ.ETC.ETC.
-

12. HELOÍSA SILVA 16/07/2011

isto é, agir por exemplo da mesma forma que lá na NORUEGA pois é aonde tem os maiores TAXAS DE IMPOSTOS, MULTAS, TAXAS.etc.DO MUNDO,
-
mas, lá na NORUEGA, as suas ELITES, LIDERANÇAS, PARLAMENTARES, LÍDERES RELIGIOSOS, JUDICIÁRIOS, SINDICATOS, EMPRESÁ RIOS, RICOS.etc .,NORUEGUESES fazem com que cada–01—um único centavinho que advém de tudo que é IMPOSTOS, TAXAS, MULTAS. etc.e como também tudo 100% que advém também das RIQUEZAS GERADAS PELAS RIQUEZAS GERADAS PELAS RIQUEZAS NATURAIS-NORUEGUESES, RECURSOS NATURAIS-NORUEGUESESetc.,
-
vai 100% DIRETO E RETO sem passar por nenhum tipo de ATRAVESSADOR-INTERMEDIÁRIO-REPASSADOR--.etc.ao seus—DES TINOS–FINAIS–que são todas as suas POPULAÇÃO LOCAL NORUEGUESA--INTERNAMENTE--, todo o povo internamente norue guês, e como também á todas as suas CATEGORIAS PROFISSIONAIS NORUEGUESAS-INTERNAMENTE--e como ás suas CRIAN ÇAS-ADOLESCENTES---PROFESSORAS—NORUEGUESAS--INTERNAMENTE---.etc..etc.etc,
-
e assim dizem que o MELHOR PAÍS DO MUNDO PARA SE VIVER NÃO É O CANADÁ, como muitos dizem por aí, - é a NORUEGUA.etc.etc. e é até mesmo ÓTIMO PARA SE VIVER ATÉ MESMO para os ESTRANGEIROS que vivem nestes tais e tais países.etc .
-
E ainda por cima são países que todas—100%--das suas CRIANÇAS, ADOLESCENTES, PROFESSORAS..FELIZES E CONTENTES vivem em ESCOLAS NORMAIS E PROFISSIONALIZANTES EM TEMPO INTEGRAL.etc.e assim ficando tudo e todos longe das bandidagens, pedófilos, drogas, gangues, violências.etc.etc., pois sabem que se fizerem algo de errado, os seus futuros ficarão comprometidos, pois nas tais e tais esco las ficam com a MENTE OCUPADA 100% O TEMPO TODO.etc.e já saem de lá com algum tipo de profissão, carreira.etc.que gostam e ou que rem seguir.etc.
-
não como hoje em dia pleno SÉCULO—XXI---, aonde aqui no BRASIL e nos países africanos, latino americanos,.etc.as suas crianças, adoles centes.etc.ficam com a MENTE 100% VAZIA E SEM NENHUM TIPO DE IDEAL, OBJETIVO.etc.ficam nas escolas até o meio dia, depois ficam andando para um lado e para outro, o dia todo, a noite toda, a madrugada.etc.toda, tudo sem nenhum tipo de OBJETIVO, IDEAL.etc.e assim se tornam REFÉNS de tudo que é BANDIDAGENS, PEDÓFILOS, DROGAS, GANGUES.etc.etc.e algumas destas crianças, adolescentes.etc.se tornam EXCEPCIONAIS E VERDADEIROS LÍDERES destas tais GANGUES, BANDIDAGENS.etc.,
-
IMAGINEM ESTAS MESMAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES em escolas em tempo integral, que adulto formarão á favor do BRASIL!!!
-
E olha que países que nem a NORUEGA, JAPÃO.etc., são um pouquinho maior que o ESTADO DE SÃO PAULO e são países que tem PRO PORCIONALMENTE---10(((DEZ)))---VEZES mais POPULAÇÃO X TERRITÓRIO que o BRASIL, e a maior parte dos seus territórios são INABI TÁVEL, e não é possível plantar nada, pois, são---DESERTOS---GÉLIDOS--.etc.,
-
E por exemplo como o JAPÃO não possui quase nenhum tipo de---RECURSOS---NATURAIS---RIQUEZAS---NATURAIS---e no JAPÃO só tem á quase todos os meses sempre tem algum tipo de DESASTRES NATURAIS..etc..como TERREMOTOS.etc.
-
E os---DESASTRES---NATURAIS---que tem aqui em 100% território brasileiro, lá no FUNDO tem a mão do HOMEM, como por exemplo, CONS TRUÇÕES EM LUGARES INDEVIDOS, como construções ENCIMA, DO LADO ou dentro.etc.de ENCOSTAS, BARRANCOS, CÓRREGOS, RI OS, LAGOS, REPRESAS, RIACHOS, MAR, OCEANO, PRAIA.etc., e olha que as GELEIRAS estão DERRETENDO e o MAR, OCEANO está A VANÇANDO nas tais e tais PRAIAS.etc.???o que vai acontecer tudo e todos sabem???mas mesmo assim, as autoridades brasileiras, mesmo as sim permitem as tais e tais CONSTRUÇÕES.etc.
-

13. ciler (site web) 15/12/2010

os ricos serao pobres e os pbres ricos, revolta ira acontecer tarde ou cedo. quem começou não terminou, quem terminar acabará bem.. ex..mobutu. esperem por melhor bj..

14. eduaro jose 05/03/2008

é triste como são recrutadas as cabindenses para trabalhar no Malongo. Os supervisores Mr.Bryan fazem sexo com elas a troco de emprego e promoçao. Caso concreto Felicidade Rosa em serviço

Ajouter un commentaire

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site