UNITA encosta JES a parede ? -

UNITA encosta JES a parede ? - Pedro Veloso

Holanda - Certamente foi uma boa iniciativa o líder da UNITA, Isaías Samakuva, vir a público para voltar a tocar no tema eleições presidenciais. Não há a mínima dúvida que somente Jes parece não querer o voto presidencial directo, talvez porque se sinta insubstituível. Mas será que a forma como tem actuado Samakuva de um tempo a esta parte ajuda em algo?

* Pedro Veloso
JES impediu os angolanos na diápora de votar

As nossas críticas a Jes só devem crescer, como forma de darmos o nosso contributo no sentido de fazer com que este cidadão angolano se toque de uma vez por todas e dê conta que Angola, de 2002 para cá, tem regredido por culpa dele. Está comprovado científicamente que ditadura não gere desenvolvimento. Eleições já ou fora do trono, ‘camarada’ presidente.

Dedicado que foi o parágrafo anterior, e muito rapidamente, ao ‘pai grande’, como forma de mais uma vez mostrar que devemos permanecer implacáveis e activos políticamente enquanto ele continuar a pensar que é dono de um território africano de 1.246.700 Km2, o momento que se segue deve ser dedicado a Isaías Samakuva. Isso precisa-se.

A iniciativa que Samakuva tomou ao enviar cartas ao Tribunal Constitucional bem como à Assembleia Nacional para que estes dois órgãos de soberania se pronunciem acerca dos diversos “ditos pelo não dito” de Jes é muito positiva, e deve aplaudir-se. Porém, tendo como base aquilo que já se viu do actual líder da UNITA de um tempo para cá, parece que isso só foi mais um ataque esporâdico do tímido e excessivamente conformado Isaías.

Angolanos e amigos da democracia,

Samakuva carece de estrutura. Samakuva não é constante, e isso não pode continuar assim nos próximos tempos. Ou ele assume-se como verdadeiro líder da oposição ou nós como angolanos vamos buscar outra alternativa dentro da própria oposição (ex: um outro líder independentemente do partido). Concretamente falando, não devemos voltar a aceitar que Samakuva ataque agora para depois voltar a ficar uns bons meses no silêncio. Isso não ajuda em nada, pois nos momentos mortos do jogo quem ganha tempo é Jes e a sua equipa. Precisa-se de acção. Senhor Samakuva, está preparado para isso?

Sabemos nós que a imprensa nacional, cerca de 80%, é controlada pelo ‘pai grande’. Ok. Enquanto essa situação permanecer assim, porque lhe convêm, ao invés de ficarmos a nos queixar, talvez fosse importante investir-se em alternativas. Como diz o ditado, “quem não tem cão, caça com gato”.

Parece que Isaías Samakuva não conhece esse ditado. Só assim consigo entender o facto de o líder da UNITA não ter sabido até agora explorar da forma mais optimalizada possível a internet e outros meios de difusão de mensagem. Só assim posso entender como é que este líder não faz o uso de um discurso mais próprio/original, ao invés de imitar sempre Savimbi. Amigo Sama, cada pessoa é única. Não existem duas iguais e Savimbi já morreu. Mostre-nos, por favor, que o senhor também tem a sua marca original.

ITERNET

É lamentável para mim quando visito os sites www.samakuva.com e www.unitaangola.com. O primeiro leva sempre meses para voltar a ser actualizado. Está recheado de notícias que já estão ultrapassadíssimas para a actualidade. O segundo mais parece um site de notícias do que o site de um partido político. Coisa triste. As notícias “copy & paste” que lá se encontram também posso ler em outros sites como Angonotícias, Angola24Horas, etc. Eu esperava mais originalidade num site partidário. Ou será que não há dentro da UNITA cabeças pensantes nos dias de hoje? Se sim ou não, o facto é que, nos pequenos detalhes, o que dão a perceber é de que nesta organização há uma crise em termos de produção de idéias. É esta a alternativa que prometem?

RÁDIO

Enquanto Jes for o dono da RNA, Angonotícias, Angop, JA, TPA, TV Zimbo etc., faz bastante sentido existir a Rádio Despertar, ligada a UNITA, sebem que esta é uma gota de água no oceano se compararmos com os meios do ‘candidato natural’. Contudo há que se ser criativo com os poucos meios, senhor Samakuva. Porque é que até agora o senhor não buscou meios de transmitir a mensagem da Despertar em directo via internet? A internet não tem dono, e ainda que esta seja limitada em Angola, poderia ajudar em se informar os poucos que a acessam dentro do país, bem como a diápora. Será que é tão difícil assim introduzir isso? Será que esta tecnologia é bicho de sete cabeças para o Galo Negro? Começo a desconfiar que sim!

ANGOLANOS NA DIÁSPORA

No ano passado Jes impediu os angolanos na diápora de votar. Para recenseamento militar nunca houve dificuldades logísticas no exterior do país. Porém o que mais me entristesse não são as manobras do regime que todos conhecemos. O que mais me entristece é que enquanto há tempo nunca aparece um Samakuva ou uma UNITA a bater o pé pelos angolanos fora do país. Ainda não ouvi um Samakuva a dizer bem alto: Senhor presidente, os angolanos no exterior desta vez também têm que votar!!!!! É este um líder opositor que realmente nos defende? De momento tenho minhas dúvidas, sebem que não quero tirar agora as minhas conclusões definitivas.

Amigo Samakuva,

Precisamos, agora que o senhor tomou a iniciativa de questionar os ‘ditos pelo não dito’ de Jes, que o senhor nos surpreenda a cada dia ou mês que passe com algo de novo, sempre no sentido da pressão ao regime até que este entenda que Angola não é propriedade privada. Precisamos que o senhor se comunique mais, inclusive através do seu site. Precisamos que o senhor seja mais constante. Precisamos que o senhor seja mais directo ao falar de Jes, pois aqui não há espaço para medos ou ‘Jesofobia’.

Ou seja, precisamos que a UNITA e seu líder dêem conta daquilo que as pessoas realmente necessitam, se é que este partido quer realmente encostar Jes a parede. Isso é possível e o desafio está lançado.

Ou há dinamismo, ou então nasce outra alternativa no seio da própria UNITA ou no seio da oposição em geral!!!

3 votes. Moyenne 2.67 sur 5.

Commentaires (3)

1. Kawandy Diambo 18/07/2012

Depende de nós JOVENS somos a maioria É AGORA OU NUNCA!!! o sr. CARECA não merece... Já mostrou isso aos nossos pais so que alguns não conseguem ver, até hoje continuam cegos...MAS AGORA É CONNOSCO. Porque pra mim MUDANÇA: É TROCAR e não continuar com o mesmo.

2. Kizua Ngongo 28/02/2012

A história de angola não está completamente escrita e aos poucos se apagam.
Está chegando a hora em que os pesquisadores na área da história vão ter que trabalhar muito para poderem escrever a verdadeira história de Angola

3. Fernando Medar 11/12/2011

Necessito de mais esclarecimento sobre a hiatoria de Angola

Ajouter un commentaire

Créer un site gratuit avec e-monsite - Signaler un contenu illicite sur ce site